Fechar

%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/jeferson/2003/12.03.10.17
%2 sid.inpe.br/jeferson/2003/12.03.10.17.21
%T Levantamento da qualidade do processo de software com foco nas pequenas organizações
%J Levantamento da qualidade do processo de software com foco nas pequenas organizações
%D 2003
%8 2003-09-30
%9 Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada)
%P 158
%A Carosia, Jaciara Silva,
%E Ferreira, Maurício Gonçalves Vieira (presidente),
%E Nakanishi, Tatuo (orientador),
%E Carvalho, Solon Venâncio de,
%E Melnikoff, Selma Shin Shimizu,
%E Spinola, Mauro de Mesquita,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K engenharia de software, melhoria, processos, qualidade, avaliações.
%X A sociedade passa por severas transformações. A capacidade de inovar é o diferencial para acompanhar o ritmo acelerado destas mudanças. Muitas organizações de software apostam na qualidade como alternativa de inovação. Melhorar a qualidade do processo de desenvolvimento de software é um dos grandes objetivos da engenharia de software. A avaliação é a primeira etapa para a melhoria do processo. O sucesso de um programa de melhoria depende grandemente da confiabilidade dos dados adquiridos nesta etapa. Uma avaliação eficiente permite a elaboração de um plano de melhoria compatível com a realidade da organização. Este trabalho apresenta uma estratégia para levantamento da qualidade do processo, através de uma mini-avaliação baseada no modelo CMMI. O foco específico deste trabalho é organizações de pequeno porte que estão dando seus primeiros passos em direção a melhoria de seu processo de desenvolvimento. ABSTRACT: Society goes through strict changes. The capacity of innovation is what makes the difference in order to follow the accelerate rhythm of these changes. Many software organizations invest on this quality as their innovation alternative. Improving the quality of the development process is one of the software engineering biggest goals. Assessment is the first step in order to improve the process. The success of an improvement program depends widely on the reliability of the acquired data on this stage. An efficient assessment allows the elaboration of a plan in compliance with the organization reality. This work presents a strategy to assessment the quality of the process, through a mini-assessment based on the model CMMI. The specific focus of this work is the small organizations that are walking the first steps towards the improvement of their development process.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


Fechar